Que relação queremos estabelecer entre a escola e o Museu?

A relação que buscamos é de complementaridade. Apesar de cada instituição ter as suas especificidades, a Educação pode utilizar-se do patrimônio da cultura, representado no espaço museal, como um valioso instrumento pedagógico.

No Museu, temos um espaço privilegiado onde é possível concretizar ações educativas interdisciplinares em sintonia com os conteúdos trabalhados na escola. Dessa maneira, o conteúdo do Museu pode contribuir como parte complementar do currículo formal que, em um ambiente instigante e provocador, permite novas formas de interação com o conhecimento científico.

Nesse contexto, acreditamos numa parceria pautada no diálogo e na oportunidade de vivenciar experiências e aprendizagens múltiplas e mútuas (professores X alunos X educadores do MM Gerdau).

A visita monitorada

A visita monitorada tem o acompanhamento do Educativo do MM Gerdau desde a manifestação do interesse em visitar o Museu por parte da instituição ou do educador até os desdobramentos pós-visita com o grupo de alunos.

O primeiro passo é o Encontro entre Educadores - EEE, um momento criado para proporcionar aos educadores a oportunidade de troca com seus pares. Também permite a descoberta das potencialidades do MM Gerdau para complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula.

Após esse momento, o educador entra em contato com o Educativo do MM Gerdau, com o qual inicia o monitoramento da visita. Nessa troca de informações sobre o que os alunos gostariam de vivenciar no Museu e quais são as suas expectativas, alinhados com os conteúdos e projetos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula, vamos construindo uma relação de troca e compartilhamento. Assim, pode-se elaborar um roteiro de visita que contemple os conteúdos e as expectativas levantadas pelo grupo.

Esperamos que a visita ao Museu possa ser mais uma ferramenta no processo de aprendizagem e no desenvolvimento dos conteúdos curriculares abordados pela escola. Desejamos ser um espaço aberto a diferentes experimentações, amplas e ilimitadas, permitindo novos diálogos e descobertas.

Acreditamos que a parceria entre Museu e Escola pode ser uma experiência cultural, social, instigante e única!

  • Solicitação de agendamento de visitas monitoradas

    Entre em contato conosco para agendar uma visita monitorada para sua turma, após sua participação no Encontro entre Educadores.

  • Cancelamento de visitas

    Para atendermos às inúmeras solicitações de agendamento, o cancelamento de visitas deverá ser feito com no mínimo 20 dias de antecedência, preferencialmente por e-mail. Caso tenha que ser cancelada fora do prazo estabelecido, a escola entrará em lista de espera.

  • Aulas no Museu

    O professor pode realizar aulas no MM Gerdau ao introduzir conteúdo novo, abordar assuntos e incrementar discussões que tenham a ver com a temática do Museu, tendo como suporte as atrações e o apoio do Educativo, em termos de logística e auxílio na elaboração do roteiro. Basta entrar em contato e agendar sua aula.

  • Regras de visitação

    • Não é permitido portar bolsas ou mochilas. Use nosso guarda-volumes.
    • Não é permitido fotografar com flash. As atrações são fotossensíveis e o uso de flash pode danificá-las. São permitidos apenas equipamentos amadores, no sentido de garantir o acordo de cessão de direitos autorais.
    • Não é permitido acesso às áreas expositivas portando alimentos ou bebidas.
    • Não é permitido acesso usando sapato de salto, pela vulnerabilidade dos pisos.

  • Acessibilidade

    O Museu possui banheiros adaptados, elevadores, rampas e cadeiras de rodas para pessoas com necessidades especiais. Para crianças, carrinho de transporte e fraldário nos banheiros.

  • Lanche

    O Museu possui espaço e mobiliário para lanche após a visita monitorada, que são de responsabilidade do visitante.

  • Horário de realização de visitas monitoradas

    De terça a sábado, das 12 às 18h, e quintas-feiras, das 12 às 22h.

Venha fazer uma visita!

Conheça o MM Gerdau e descubra o mundo dos minerais e do metal. Entrada franca.

Visita
Visite o Museu
Fale com o educativo

Atendimento do Educativo do MM Gerdau

Funcionamento

O agendamento de visitas monitoradas é feito pelo nosso site.

Mais informações:

(31) 3516-7225 (Educativo) ou (31) 3516-7200 (Geral), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, pelo e-mail educativomm@mmgerdau.org.br ou pelo Fale Conosco.

Horário de realização de visitas monitoradas:

  • Terças, quartas e sextas, das 8h às 18h;
  • Quinta, das 8h às 22h;
  • Aos sábados, das 12h às 18h.

Visite o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal! Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Museu foi concebido para destacar a marcante relação da história e das expressões culturais do Estado de Minas Gerais com a riqueza de suas minas e recursos naturais, revelando duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia.

Educativo

Contando com uma equipe multidisciplinar, o Educativo do MM Gerdau tem a missão de instigar e fomentar a construção do conhecimento a partir dos conteúdos temáticos presentes no Museu. Trace novos percursos de visita, amplie seu olhar sobre as temáticas do Museu e construa novos conhecimentos com o Educativo do MM Gerdau! Conheça os nossos projetos.

Saiba mais

Museu expandido

Amplie sua experiência no Museu por meio do conteúdo colaborativo da nossa Rede! Acesse nossa midiateca e colabore com novos conteúdos.

Confira
Museu expandido

Roteiros

Três grandes percursos para inspirar e provocar a reflexão sobre as temáticas que perpassam o Museu.

Confira
Museu expandido