Primavera de Museus Entrada Franca

11ª Primavera de Museus retoma a memória como foco das atividades

Para 2017, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) traz para a 11ª Primavera dos Museus o seguinte tema: Museus e suas memórias. Um dos objetivos é que as instituições possam ‘olhar para dentro’ e refletir, junto com os seus públicos, sobre suas contribuições para a memória local e o desenvolvimento das comunidades onde se inserem.

Para tanto, de 05 de setembro a 01 de outubro, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza uma série de atividades que buscam mostrar quem somos e quais memórias construímos ao longo desses sete anos, de forma a nos projetarmos para o futuro que estamos a construir hoje. Entende-se que a memória é dinâmica, ativa e construída na relação com o outro, por isso as ações para a 11ª Primavera dos Museus buscam mostrar lembranças da nossa constituição como Museu das Minas e do Metal, da nossa coleção de amostras minerais e fazer uma homenagem a Djalma Guimarães, considerado o “Príncipe dos Geólogos”, que dá nome a uma de nossas atrações e ao Museu de quem herdamos parte do nosso inventário mineral: o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães, que também faz parte da nossa história. E, como não poderia faltar, nossos visitantes, que nos ajudam a construir belas memórias a cada dia.

Ações Educativas

Oficina Colecionando Minerais

De 05 a 29 de setembro. Exceto de 21 a 24/09.

Horário: De terça a sexta – 13h às 17h / Quintas – 16h às 21h

Colecionar coisas faz parte da natureza humana. Desde a infância temos a tendência de juntar objetos de determinada espécie, de modo ordenado ou não. Segundo Belk (1995), “colecionismo é o processo de adquirir e possuir coisas de forma ativa, seletiva e apaixonada. Esses produtos ou coisas não são utilizados na sua forma usual e são percebidas como partes de um conjunto de objetos não idênticos.” Mas, para o autor, “colecionar não é apenas juntar. Uma coleção, seja do que for, deve ser um conjunto de peças bem classificado e ordenado. Quem assim não fizer não será propriamente um colecionador, mas um ajuntador.” Assim, a proposta dessa oficina é explorar o conceito do colecionismo e as diversas possibilidades de organização de uma coleção. Mais especificamente, coleções de amostras minerais, que têm cada vez mais se tornando objeto de interesse de colecionadores.  Também daremos dicas de como montar uma caixa organizadora com materiais reutilizáveis.

 

Cortina de Memórias

De 05 a 29 de setembro. Exceto de 21 a 24/09.

Horário: De terça a sexta – 13h às 17h / Quintas – 16h às 21h

O visitante poderá registrar suas memórias a partir de suas experiências no Museu, escrevê-las em cartões e pendurá-los numa grande cortina de memórias entrelaçadas.

 

Instalação audiovisual Ser Minas e Metal

De 14 de setembro a 01 de outubro

Horário de funcionamento do Museu

“Mas nossas lembranças permanecem coletivas e elas são lembradas pelos outros, mesmo que se trate de acontecimentos nas quais só nós estivemos envolvidos, e com objetos que só nós vimos. É  porque , em realidade, nunca estamos sós.” (Halbwachs, 1990). Entendemos que a memória de um museu se constrói com o outro, com os trabalhadores que deram cores e formas ao Prédio Rosa durante as obras de instalação do Museu, com os colaboradores, que o tornam um museu vivo e dinâmico, e com os mais de 650 mil visitantes que por aqui passaram. Para dizer do museu e suas memórias, resgatamos um pouco da nossa história, por meio de uma instalação audiovisual, que pode ser conferida de 14 a 30 de setembro. Nela, está refletida a memória do Prédio Rosa, que abriga o Museu e se confunde com a própria memória da cidade, detalhes da restauração do prédio e da implantação do Museu das Minas e do Metal e um pouco das atividades que realizamos aqui, ao logo de sete anos de abertura ao público.

 

regua de marcas-02

Primavera de Museus Entrada Franca

11ª Primavera de Museus retoma a memória como foco das atividades

Fechar

Inscrição realizada com sucesso.
Agradecemos a sua inscrição e respostas.
Aproveite!

A sua inscrição não foi realizada com sucesso. Tente novamente.

Preencha o formulário de inscrição abaixo:

Já participou de algum programa do Toda Quinta e Muito Mais?

Como ficou sabendo do evento? *

Imagem CAPTCHA