Educativo Entrada Franca

Ações educativas de agosto

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio (17/08), as ações educativas de agosto acontecem ao longo do mês e pretendem mostrar a presença dos saberes indígenas, grande patrimônio brasileiro, no universo das minas e do metal. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “o legado cultural dos povos indígenas tem singular relevância para a formação da identidade cultural do povo brasileiro”. E para celebrar essa identidade, o Educativo oferece, de 01 a 31/08, oficina, contação de história e a exposição Mundo Mineral de forma a caminhar junto com os visitantes na preservação e valorização dos saberes tradicionais indígenas como patrimônio. A participação é gratuita:

Oficina Muiraquitã

01 a 31/08

Ateliê Científico, de terça a sexta, das 13 às 17h30, e na quinta, das 16 às 21h

Os muiraquitãs são artefatos líticos esculpidos em diferentes tipos de minerais esverdeados. Utilizados como amuletos, carregam importantes signos dos povos pré-colombianos da bacia amazônica e têm a sua história registrada nas tradições orais e escritas. Nesta oficina, os participantes poderão confeccionar réplicas destes adornos, contextualizando sobre sua história e sociedades produtoras.

Mundo Mineral – Coleção do Mês: Minerais e Artefatos

01 a 31/08

Ateliê Científico, de terça a sexta, das 13 às 17h30, e na quinta, das 16 às 21h

Os minerais podem ser utilizados para diversos fins. Vários deles estão presentes no nosso cotidiano, pois são essenciais para a construção das estruturas e objetos que nos cercam. Tais usos podem remontar a história da humanidade, em diversos segmentos, nas diferentes sociedades. É o caso dos artefatos líticos, como os muiraquitãs, que podem ser produzidos principalmente com o uso de alguns silicatos. A Coleção Mundo Mineral deste mês irá expor, no Ateliê Científico, algumas destas amostras.

Histórias Indígenas – contação de histórias

Dias: 11, 18, 25/08 e 01/09 (sessões ao longo do dia)

A tradição oral é importante característica de vários povos indígenas. Os saberes, as experiências e as referências podem ser repassadas pelos mais velhos aos mais novos por meio da contação de histórias. Com o uso de recursos cênicos, sonoros e pedagógicos, a ideia é recontar algumas dessas histórias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Educativo Entrada Franca

Ações educativas de agosto

Fechar

Inscrição realizada com sucesso.
Agradecemos a sua inscrição e respostas.
Aproveite!

A sua inscrição não foi realizada com sucesso. Tente novamente.

Preencha o formulário de inscrição abaixo:

Já participou de algum programa do Toda Quinta e Muito Mais?

Como ficou sabendo do evento? *

Imagem CAPTCHA