Educativo Entrada Franca

Férias é no Museu

Nas férias de julho, a criançada vai poder aprender e se divertir com a programação especial do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Dinâmicas, contação de histórias, oficinas e brincadeiras esperam por você, afinal, Férias é no Museu! As atividades acontecem de 18 a 29 de julho, de terça a sábado, em horários diversos, abordando a temática do Museu de forma leve e descontraída.

A entrada é gratuita e, para participar, basta apresenta-se na recepção do Museu. Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço.

* Menores de 13 anos deverão estar acompanhadas dos seus responsáveis, que poderão participar das atividades com as crianças.

OFICINAS

Oficina de Estudo de Viola, Dança do Catira e toques do berrante

Data e horário: 07/07, 14/07 e 21/07 – das 13h às 15h (Turma 1) e das 15h30 às 17h30 (Turma 2)

Faixa etária: a partir de 9 anos.

Obs:

– Inscrições antecipadas pelo e-mail educativommgerdau@mmgerdau.org.br ou pelo telefone (31) 3516-7225.

– 03 vagas para participantes sem instrumento

– 03 vagas para participantes com instrumento

A oficina, ministrada pelo parceiro Zé Antônio Viola, tem como principal objetivo o contato com a viola, a dança do catira e toques do berrante por pessoas de todos os gêneros, além de abordar a sua história e despertar o interesse pela cultura caipira.

Vivência Samba de Terreiro na Kalunga (Mar)

Data e horário: 18/07, das 14h às 17h

Faixa etária: a partir de 12 anos de idade.

Vagas limitadas.

Em parceria com o Samba de Terreiro, a vivência vem propor um encontro com atividades que dialogam com a origem do samba, partindo de fundamentos ligados à deusa africana encantada no mar chamada N´samba Kalunga. Objetiva estimular a memória ancestral e relembrar valores civilizatórios da cultura banto no Brasil, por meio de danças, cantigas, contos e poesias, além da construção de máscaras com materiais reaproveitáveis, e do instrumento musical chamado tambor de mar ou oceânico.

Se essa rua fosse nossa

Data e horário: 19/07 – das 13h às 14h (Turma 1), das 14h30 às 15h30 (Turma 2) e das 16h às 17h (Turma 3)

Faixa etária: crianças de até 08 anos de idade.

Com o uso de minerais, como argila e quartzo, os participantes poderão elaborar mosaicos inspirados nos desenhos das ruas e praças de Belo Horizonte e em demais temas que evoquem memórias e afetos. Em meio a tal processo criativo, será discutida a importância da ocupação e apropriação dos espaços públicos.

Cristais

Data e horário: 20/07, 18h às 19h30 (Turma 1) e das 19h30 às 21h (Turma 2)

Faixa etária: a partir de 12 anos.

Os participantes terão a oportunidade de desvendarem a diversidade do mundo dos minerais, bem como entender sobre as composições químicas, as propriedades físicas, as aplicações no cotidiano e as curiosidades dos minerais. O kit mineral estará à disposição dos participantes desta oficina, para que possam manusear algumas amostras e explorar suas propriedades. Além disso, os participantes terão a oportunidade de produzir modelos atômicos correspondentes a estruturas químicas de diversos minerais e um cristal artificial para levar para casa.

Conhecendo o Braile

Data e horário: 21/07, 13h às 17h

Faixa etária: Livre

Essa atividade, realizada em parceria com Luciete Gregório, estudante do curso de graduação em Tecnologia em Comunicação Assistiva – Libras e Braile da PUC Minas, visa sensibilizar, conscientizar e despertar a curiosidade do público vidente para a importância do Braille no dia a dia dos cegos. Os visitantes poderão aprender sobre a escrita e fazer uma cela com a primeira letra de seu nome.  O material utilizado para a confecção da cela com a letra será argila, minerais e acetato.

Marmorização (Propam)

Data e horário: 25/07, das 13h às 15h (Turma 1) e das 15h30 às 16h30 (Turma 2)

Faixa etária: Livre

Com esta técnica os alunos poderão customizar capas de cadernos, agendas, caixas de presentes ou criar pecas incríveis.

Mundo Mineral

Data e horário: 26/07, das 13h às 14h (Turma 1), das 14h30 às 15h30 (Turma 2) e das 16h às 17h

(Turma 3)

Faixa etária: crianças de até 08 anos de idade.

Uma experiência instigante sobre as propriedades dos minerais, trazendo um universo de formas, cores e texturas múltiplas a serem explorados em uma grande aventura.

Oficina de Recicláveis do Lacre do Bem

Data e horário: 28/07 – 14h às 16h

Faixa etária: a partir de 8 anos

A oficina, que faz parte do projeto Lacre do Bem, tem como objetivo estimular as habilidades das crianças, abordando de forma lúdica a importância da reciclagem do alumínio e, ao mesmo tempo, incentivando os participantes a colaborarem com o meio ambiente e a exercerem a solidariedade. Os participantes poderão confeccionar pulseiras, colares, tiaras de lacres de latas de alumínio e cápsulas de café.

DINÂMICAS

São ações educativas, voltadas para o público espontâneo, com duração aproximada de 15 a 50 minutos, que acontecem nos espaços expositivos do Museu, com o uso de diversos recursos lúdicos e pedagógicos. A intenção é que as dinâmicas aproximem os visitantes da temática do Museu, de forma a encantá-los e instigá-los sobre o mundo dos minerais e do metal.

  • Jogos Educativos

Data: 19, 20, 26, 27/07 (quartas e quintas)

Horário: Das 13h às 17h

Faixa etária: Livre

Em uma mesa disposta no andar do Metal, serão oferecidos jogos produzidos pelo Educativo do MM Gerdau: Trunfo dos Alimentos, Jogo da Memória, Trunfo dos Minerais, Jogo da Densidade Mineral.

  • Caça ao Tesouro

Data: 18, 21, 25 a 28/07 (terças e sextas).

Horário: Das 13h às 17h

Faixa etária: Livre.

Dinâmica que propõe ao visitante, por meio de brincadeiras e charadas, desvendar os segredos de nossa história e do universo dos minerais, utilizando a ciência e a tecnologia presentes em nossas atrações como principal meio para encontrar um grande tesouro escondido.

  • Espaço de Leitura Infantil / Contação de Histórias

Data: 20/07, quinta-feira, das 13 às 16h

Data: 27/07, quinta-feira, das 13 às 18h

Faixa etária: crianças até 12 anos

“O “era uma vez…” permite o contato com o mundo da fantasia, liberando a imaginação e facilitando seu exercício.” (Regina Machado). Pretende-se com essa atividade proporcionar reflexões, estimular a aprendizagem, criar o hábito de escuta, estimular o gosto pela leitura, além de fortalecer vínculos sociais e desenvolver a imaginação.

APRESENTAÇÕES

ACAFRO – Roda de Capoeira

Data e horário: 22/07, às 14h

Roda tradicional de capoeira composta por ritmista, cantadores e capoeiristas, realizada pela Associação de Cultura Afro-brasileira de Ouro Branco – ACAFRO, que apresentará cantos e demonstrações de performance física da capoeira, além de uma apresentação solo de capoeira ao toque de tambores com Samba Reggae e Senegal.

Oficina de Violão Estudos de Violas Zé Antônio

Data e horário: 28/07, às 16h

Apresentação de viola, berrante e dança catira com o grupo de alunos da “Oficina de Estudo de Violas Zé Antonio”.

Educativo Entrada Franca

Férias é no Museu

Fechar

Inscrição realizada com sucesso.
Agradecemos a sua inscrição e respostas.
Aproveite!

A sua inscrição não foi realizada com sucesso. Tente novamente.

Preencha o formulário de inscrição abaixo:

Já participou de algum programa do Toda Quinta e Muito Mais?

Como ficou sabendo do evento? *

Imagem CAPTCHA