Educativo Entrada Franca

Férias é no Museu

tabela-01

Nestas férias de julho, a criançada vai poder aprender e se divertir com a programação especial do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Dinâmicas, contação de histórias, oficinas, jogos educativos esperam por você, afinal, Férias é no Museu!

 As atividades acontecem de 17 a 27 de julho, de terça a sábado, em horários diversos, abordando a temática do Museu de forma leve e descontraída. A entrada é gratuita e, para participar, basta apresentar-se na recepção do Museu.

 Entrada gratuita. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.

 * Menores de 13 anos deverão estar acompanhadas dos seus responsáveis, que poderão participar das atividades com as crianças.

 

OFICINAS

Fósseis

Data e horário: 17/07, às 13h e 15h

Faixa etária: livre

Local: Ateliê Científico

 Uma pegada, um vestígio, uma marca: pistas que podem nos ajudar a entender a história do planeta Terra e de seus habitantes. Os fósseis são importantes registros que remontam a um passado muito distante, mas que também falarão sobre nós no futuro. A oficina propõe uma viagem pelo mundo da paleontologia, em que os visitantes terão a oportunidade de produzir fósseis artificiais e manipular amostras minerais.

 Se essa rua fosse nossa

Data e horário: 17/07, às 13h e 15h

Faixa etária: crianças até 06 anos de idade

Local: Praça de Convivência

A oficina visa criar um momento de interação entre os participantes a partir de cantigas de roda e brincadeiras de rua. Inspiradas nessas experiências, as crianças serão convidadas a criarem um mosaico com minerais como argila e quartzos. Em meio a tal processo criativo, será abordada a importância da ocupação e apropriação dos espaços públicos.

 Cristais

Data e horário: 18/07, às 13h e 15h

Faixa etária: a partir de 8 anos

Local: Ateliê Científico

 Os participantes terão a oportunidade de desvendar a diversidade do mundo dos minerais, bem como conhecer suas composições químicas, propriedades físicas, aplicações no cotidiano e curiosidades. O kit mineral estará à disposição dos participantes desta oficina, para que possam manusear amostras e explorar suas propriedades. Além disso, terão a oportunidade de produzirem modelos atômicos correspondentes às estruturas químicas de diversos minerais, além de um cristal artificial para levar para casa.

 Móbile Planetário

Data e horário: 18/07, às 13h e 15h

Faixa etária: a partir de 8 anos

Local: Ateliê Científico

 Você já se perguntou o que é a Teoria do Big Bang? Por que os planetas são “redondos”? Por que estão dispostos em órbitas? Nesta oficina, serão abordados temas que perpassam a formação do universo, a gravidade, a forma das galáxias e dos planetas. De forma lúdica e criativa, os participantes poderão construir seus próprios modelos de sistemas planetários (reais ou não). Além de enfeitarem e pintarem seus móbiles, também poderão aprender mais sobre essa expressão artística e descobrir suas possibilidades no espaço.

 Holograma de bolso

Data e horário: 18/07 e 27/07, às 13h às 17h

Faixa etária: a partir de 08 anos de idade

Local: Escadaria Antiga

 Na oficina de Holograma de Bolso, serão apresentadas técnica de criação de holograma portátil com a utilização de tablets e/ou celulares. Os participantes terão a oportunidade de produzirem seus próprios moldes de acetato para reproduzirem, no mesmo instante e posteriormente, seus hologramas.

Light Painting

Data e horário: 19/07, às 18h e 20h

Faixa etária: livre

Local: Ateliê Científico e Espaços Expositivos

A proposta da oficina é apresentar a técnica fotográfica de Light Painting (pintura com luz), que possibilita o registro de movimentos de origem luminosa, criando imagens surreais, que somente poderão ser vistas por meio dos registros fotográficos.

 Tina Descolada: ações inclusivas

Data e horário: 20/07, das 14h às 19h

Faixa etária: livre

Local: Ateliê Científico

 A partir do personagem Tina Descolada, serão realizadas ações para favorecer a inclusão social de pessoas com deficiência e em situações vulneráveis à discriminação e preconceitos. A equipe da personagem agente de inclusão, Tina descolada, propõe ações que visam promover o altruísmo e tolerância nas relações interpessoais.

 Essa oficina será composta por quatro atividades:

– Oficina Coração Solidário

– Exposição de Brinquedos

– IMO 3D

– Contação de Histórias

 Oficina Corações Solidários

Com o propósito de oportunizar a convivência harmônica com a diversidade humana, a oficina se propõe a trabalhar valores como: solidariedade, respeito às diferenças, atributos que contribuem para a saúde emocional e o bem da humanidade. Tais temas serão simbolicamente concretizados por uma dinâmica de produção criativa de um coração feito pelos participantes – “coração solidário”.

Exposição de Brinquedos

 A Exposição de Brinquedos traz uma coletânea de brinquedos licenciados, adaptados e customizados para representar a diversidade humana. Eles serão expostos em mini-cenários, em interação com o mundo real. O objetivo é tocar e sensibilizar de maneira lúdica as crianças e adultos sobre o respeito e tolerância às diferenças humanas.

 IMO 3D

 A oficina propõe a impressão 3D de próteses e outras peças usadas nas bonecas que estarão expostas, visando mostrar aos visitantes que o uso das novas tecnologias, cada vez mais acessíveis, pode auxiliar na inclusão das crianças e na sensibilização de todos.

 Contação de histórias com tema da inclusão

 Abordando o tema “inclusão”, o jornalista e contador de histórias, Ricardo Flavio Albino, usuário de cadeiras de rodas, ao contar a histórias contidas na coleção da Biblioteca Interativa, busca promover a interação e experimentação dos participantes. Utilizando de recursos como: cadeira de rodas; andador; muletas; jogo de bocha; vendas para os olhos; papel; lápis e caneta, os participantes terão oportunidade de se colocar no lugar do outro, com objetivo de desenvolver a empatia como meio de inclusão da criança com e sem deficiência.

 Alquimistas no Museu

Data e horário: 24, 25 e 27/07 (às 13h e 15h). Dia 26/07 (às 16h e 19h).

Faixa etária: livre

Local: Ateliê Científico

 Em um laboratório, os participantes poderão realizar experiências, cujos temas perpassam por questões abordadas no Museu, de forma lúdica e didática. Para fomentar essa ação, os experimentos feitos pelos participantes serão filmados e postados no canal do MM Gerdau, no YouTube.

 Pintura rupestre

Data e horário: 24/07 às 13h e 15h

Faixa etária: crianças até 6 anos de idade

Local: Praça de Convivência

 Desenhar: registrar, comunicar, expressar, sentir, imaginar, criar. O desenho está presente na história da humanidade há mais de 30 mil anos.  Explorando as pinturas rupestres e as tintas feitas com pigmentos minerais, esta oficina propõe o registro de nossa própria história em diferentes suportes. Venha se divertir com a gente!

 Bolhas de Sabão

Data e horário: 25/07, às 13h e 15h.

Faixa etária: livre

Local: TerrAço

 Enquanto observam a paisagem belo-horizontina a partir do TerrAço do MM Gerdau, os participantes terão a oportunidade de fazer bolhas de sabão gigantes. Por meio desta brincadeira, serão discutidos temas como interação entre líquidos, gases, pressão, tensão superficial e luz.

 Papagaio

Data e horário: 27/07, às 13h e 15h

Faixa etária: Livre

Local: TerrAço

 O visitante terá a oportunidade de fazer seu próprio papagaio e soltá-lo no TerrAço do Museu. A proposta é fomentar a observação e a interpretação da paisagem do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, bem como pensar e refletir sobre a paisagem de Belo Horizonte, por meio de uma atividade lúdica e recreativa. Se os seus olhos estivessem no papagaio, que imagem poderia ver? Como foi o processo de ocupação desta cidade? A partir dessas questões, pretende-se estimular reflexões sobre a história de Belo Horizonte e o seu contexto socioespacial atual. Essa atividade também possibilitará a integração de adultos e crianças, além do resgate de uma tradicional brincadeira de criança.

 

 DINÂMICAS

 São ações educativas voltadas para o público espontâneo, com duração aproximada de 15 a 50 min, que acontecem nos espaços expositivos do museu, com o uso de diversos recursos lúdicos e pedagógicos. A intenção é que as dinâmicas aproximem os visitantes da temática do Museu, de forma a encantá-los e instigá-los em relação ao mundo dos minerais e dos metais.

 Jogos Educativos

Data: 19/07, 21/07 e 25/07

Horário: das 13h às 17h

Faixa etária: Livre

Locais: Salão Nobre, 21 e 25/07

               Ateliê Científico, 19/07

Desenvolvidos pelo Educativo, os jogos dialogam com temáticas presentes no Museu de modo divertido e desafiador, objetivando potencializar as experiência das pessoas ao longo da visitação.

No dia 21, além dos jogos oferecidos pelo Educativo, teremos o “Tabuleiro Acessível”, oficina criada por Rafael Pisani, que visa conectar a comunidade surda aos jogos de tabuleiro, promovendo a cultura e a inclusão social, de maneira lógica e divertida.

Caça ao Tesouro

Data: 17, 18 e 24/07

Horário: das 13h às 17h

Faixa etária: livre

 Com temas variados e diferentes níveis de complexidade, a dinâmica levará o visitante a explorar os espaços expositivos do Museu, por meio de charadas, mapas, dicas, tesouros, dando a chance de desvendar segredos de nossa história e dos minerais.

Contação de Histórias

Data: 19, 20, 26 e 27/07

Horário: das 13h às 17h

Faixa etária: livre

 “Era uma vez …” Um poderoso convite ao mundo da fantasia e da imaginação! Contar e ouvir histórias: uma atividade que estimula o conhecimento, a reflexão, a aprendizagem, o hábito de escuta, o gosto pela leitura. Fortalece vínculos sociais, aproxima pessoas, amplia horizontes. Apropriando-se desse importante instrumento de mediação, preparamos historietas que falam da nossa relação com o planeta em que vivemos.

Heavy Metal

Data: 25 e 26/07

Horário: das 13h às 17h

Faixa etária: livre

 Ao serem manipulados, os metais são capazes de emitir sons específicos e envolventes, podendo, inclusive, mudar nossa relação com a música. Criar diferentes sons e ritmos, expressar seus sentimentos, soltar sua imaginação e criatividade: essa é a proposta da dinâmica “Heavy Metal” que convida a todos, inclusive crianças da primeira infância, para uma divertida interação com os metais. Venha descobrir o universo sonoro dos metais.

Educativo Entrada Franca

Férias é no Museu

Fechar

Inscrição realizada com sucesso.
Agradecemos a sua inscrição e respostas.
Aproveite!

A sua inscrição não foi realizada com sucesso. Tente novamente.

Preencha o formulário de inscrição abaixo:

Já participou de algum programa do Toda Quinta e Muito Mais?

Como ficou sabendo do evento? *

Imagem CAPTCHA