O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza, entre os dias 19 e 29 de julho, nova edição do Férias é no Museu! A criançada vai poder se divertir e aprender com dinâmicas, contação de histórias, oficinas e jogos educativos, abordando a temática do Museu de forma leve e descontraída.

A entrada é gratuita e, para participar, basta apresentar-se na recepção do Museu, de acordo com o calendário de atividades.

Menores de 13 anos deverão estar acompanhados dos seus responsáveis, que poderão participar das atividades com as crianças!

Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.

O uso de máscara, por adultos e crianças, será solicitado para a visitação no MM Gerdau e realização das atividades do Férias é no Museu!

PROGRAMAÇÃO:

JOGOS EDUCATIVOS
Data: terça-feira, 19/07
Hora: 14 às 16h
Classificação: livre
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Salão Nobre)
Acessibilidade: Atividades para todos os tipos de público

Desenvolvidos pelo Educativo, os jogos dialogam com as temáticas presentes no Museu de modo divertido e desafiador, com objetivo de potencializar a experiência das pessoas ao longo da visitação. Um destaque é o jogo Librário, um jogo acessível e divertido, em que a aprendizagem de Libras acontece sem esforço. Tem o intuito de valorizar o respeito pelo outro e a consciência de que as pessoas não precisam ser iguais para conviver no mesmo espaço e se comunicar.

CAÇA AO TESOURO
Data: quarta-feira, 20/07
Hora: 14 às 16h30
Classificação: livre
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (espaços expositivos)
Acessibilidade: Pessoas com alguns dos tipos de Distúrbios

Com temas variados e diferentes níveis de complexidade, a dinâmica levará o visitante a explorar os espaços expositivos do Museu. A brincadeira utiliza charadas, mapas, dicas, tesouros e a chance de desvendar segredos de nossa história e dos minerais.

OFICINA DE CRISTAIS
Data: quinta-feira, 21/07
Hora: dois horários – 16h e 19h
Classificação: livre
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a diversidade do mundo dos minerais, bem como entender sobre a composição química, propriedades físicas, aplicações no cotidiano e curiosidades. O kit mineral estará à disposição da oficina. Além disso, os participantes terão a oportunidade de produzir modelos atômicos correspondentes a estruturas químicas de diversos minerais e produzir um cristal artificial para levar para casa.

ARGILIZA
Data: sexta-feira, 22/07
Hora: 15h30
Classificação: crianças até 8 anos de idade
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Narradores-viajantes, em uma carroça, atravessam o Vale do Jequitinhonha e chegam ao MM Gerdau com muitas histórias, cantigas e danças. Trazem também a proposta de soltarmos a imaginação e experimentarmos a modelagem com argila, um material maleável e úmido, que proporciona um sentir com o tato e a materialização de muitas ideias.

OFICINA LACRE DO BEM
Data: sábado, 23/07
Hora: 14 às 16h
Classificação: livre
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Auditório Bateia)
Acessibilidade: Pessoas com alguns dos tipos de Distúrbios; Idosos; Pessoas com mobilidade reduzida; baixa visão

A oficina faz parte do Lacre do Bem, projeto social idealizado por Julia Macedo, ainda na infância e vencedor do Prêmio Bom Exemplo 2014 da Tv Globo Minas, propõe estimular as habilidades das crianças abordando, de forma lúdica, a importância da reciclagem do alumínio e, ao mesmo tempo, colaborando com o meio ambiente e a solidariedade. A proposta é criar acessórios como pulseiras, colares e tiaras a partir de lacres e cápsulas de café solúvel. O Projeto social Lacre do Bem, em 6 anos, reciclou mais de 72 toneladas de alumínio e doou mais de 740 cadeiras de rodas.

OFICINA DE LIBRAS
Data: terça-feira, 26/07
Hora: dois horários – 14h e 16h
Classificação: a partir de 6 anos de idade
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência ou Auditório Bateia)

Acessibilidade: Pessoas com alguns dos tipos de Distúrbios; Idosos; Pessoas com mobilidade reduzida; Pessoas surdas, cegas e com baixa visão

Voltada para o público surdo e ouvinte, essa oficina pretende, de forma lúdica e instigante, despertar o interesse pelo aprendizado da língua de Libras, apresentando-a como um importante instrumento de comunicação e inclusão social. A atividade tem caráter introdutório e estará aberta à participação de toda a comunidade, uma vez que não são exigidos pré-requisitos mínimos.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Datas: quartas-feiras, 27/07
Hora: dois horários – 15h e 17h
Classificação: livre
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)
Acessibilidade: Nesta edição teremos a participação de Lucas Ramon, que contará histórias, em Libras, para surdos e ouvintes

“Era uma vez …” Um poderoso convite ao mundo da fantasia e da imaginação! Contar e ouvir histórias: uma atividade que estimula o conhecimento, a reflexão, a aprendizagem, o hábito de escuta e o gosto pela leitura. Fortalece vínculos sociais, aproxima pessoas, amplia horizontes. Apropriando-se desse importante instrumento de mediação, preparamos historietas que falam da nossa relação com o planeta em que vivemos.

Lucas Ramon, também conhecido como Tikinho, é surdo e utiliza a Libras para se comunicar. Reside em Belo Horizonte/MG e é formado em Design Gráfico pelo Centro Universitário UNA (2017). Realizou cursos na Case de Quadrinhos (2014) e atualmente está cursando animação para artistas digitais na Escola Saga. É educador no MM Gerdau, cartunista, autor e ilustrador de livros infantis para a Literatura Surda. Atua como quadrinista e Character Design (criação e desenvolvimento de personagens). Se apresentou no Festival Internacional de Quadrinhos em 2018 e foi premiado em concurso realizado pela comissão organizadora da Surdolimpíada Nacional de 2021 e Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) para criar o mascote da competição, o Lobo-Guará.

Voltada para o público surdo e ouvinte, essa oficina pretende, de forma lúdica e instigante, despertar o interesse pelo aprendizado da língua de Libras, apresentando-a como um importante instrumento de comunicação e inclusão social. A atividade tem caráter introdutório e estará aberta à participação de toda a comunidade, uma vez que não são exigidos pré-requisitos mínimos.

OFICINA DE FÓSSEIS
Data: quinta-feira, 28/07
Hora: dois horários – 16h e 19h
Classificação: livre
Local : MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Pegadas, vestígios, marcas, restos: pistas que podem nos ajudar a entender a história do planeta Terra e dos seres vivos. Os fósseis são importantes registros que remontam a um passado muito distante do nosso planeta e, por isso, nos auxiliam na compreensão de diversos processos geológicos, bem como sobre a origem e evolução das espécies. A oficina propõe uma viagem pelo mundo da paleontologia, quando os visitantes terão a oportunidade de produzir réplicas de fósseis, além de manipular algumas amostras minerais.

JANELAS PARA O TEMPO
Data: sexta-feira, 29/07
Hora: 14 às 16h
Classificação: livre
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Auditório Bateia)

Uma das características que mais encantam os visitantes do Prédio Rosa são os desenhos, formas e pinturas que compõem suas paredes. Mas, nem sempre estas paredes foram como as vemos agora. Elas receberam diferentes estilos que foram sendo encobertos a cada nova pintura conforme cada época. Para abrigar este museu, o edifício passou por um importante processo de restauro que revelou suas histórias escondidas ao longo do tempo. Para conhecerem mais sobre a história deste prédio e o processo de restauro, convidamos as pessoas a abrirem novas janelas para o tempo nesta oficina.


FÉRIAS É NO MUSEU! – JULHO 2022

Data: 19 a 29 de julho
Hora: vide programação
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, 680 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Classificação: vide programação
Entrada gratuita e vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço. O uso de máscara, por adultos e crianças, será solicitado para a visitação no MM Gerdau e realização das atividades do Férias é no Museu!

 

Terça-feira, 19/07 14 às 16h
Quarta-feira, 20/07 14 às 16h30
Quinta-feira, 21/07 16h e 19h
Sexta-feira, 22/07 15h30
Sábado, 23/07 14 às 16h
Terça-feira, 26/07 14h e 16h
Quarta-feira, 27/07 15h e 17h
Quinta-feira, 28/07 16h e 19h
Sexta-feira, 29/07 14 às 16h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também