Bate-papo/encontro Entrada Franca

O reaproveitamento dos tecidos da indústria têxtil

A produção do lixo em grande escala tornou-se um dos principais problemas da sociedade de consumo. Diariamente, milhares de resíduos são descartados, gerando grandes impactos para o meio ambiente e para a qualidade de vida no planeta. E não é diferente com a indústria da moda. O que fazer com roupas usadas, decoração e uso cotidiano para dar nova vida aos produtos?  No coMciência do dia 16/08, quinta-feira, às 19h30, em parceria com o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal convida para uma conversa sobre como a economia criativa vem atuando para promover o reuso e o reaproveitamento dos tecidos da indústria têxtil.

Estarão presentes no bate-papo Lívia Ferreira, bióloga, técnica do INSEA, atua na implantação do Programa Lixo Zero Santa Tereza e na assessoria as organizações de catadores para promoção do reuso e reaproveitamento, Francisca da Silva, artesã, costureira, empreendedora da economia solidária. Glaucinei Rodrigues Corrêa é Mestre em engenharia de materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto, doutor em arquitetura e coordenador do curso de design da UFMG.

Sobre o ORIS

O Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS é um espaço de produção e gestão do conhecimento para promoção da reciclagem inclusiva e difusão de soluções técnicas para o problema do lixo urbano. O ORIS procura integrar os conhecimentos acadêmicos, com o saber técnico e prático para gerar novos conhecimentos. Criado em 2012, em Belo Horizonte, a rede ORIS é formada pelas seguintes organizações: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS, Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA, Fundación Avina, WIEGO Internacional, Movimento Nossa BH, Associação nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – ANCAT e o Instituto Sustentar. O ORIS realiza diversas atividades anuais desde seminários, ciclos de estudos, pesquisas, intercâmbios e assessoria as organizações de catadores do Brasil.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Bate-papo/encontro Entrada Franca

O reaproveitamento dos tecidos da indústria têxtil

Fechar

Inscrição realizada com sucesso.
Agradecemos a sua inscrição e respostas.
Aproveite!

A sua inscrição não foi realizada com sucesso. Tente novamente.

Preencha o formulário de inscrição abaixo:

Já participou de algum programa do Toda Quinta e Muito Mais?

Como ficou sabendo do evento? *

Imagem CAPTCHA