Mineração e Metalurgia em perspectiva histórica

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. O Museu faz parte do Circuito Liberdade, importante corredor de cultura do país. Abrigado em uma área histórica da capital mineira, o Circuito é composto por treze instituições, dentre museus e centros culturais, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.

O MM Gerdau foi construído com o esmero de quem lapida uma pedra e a transforma em algo precioso, tendo sido concebido para destacar a marcante relação da história e das expressões culturais do Estado de Minas Gerais com a riqueza de suas minas e recursos naturais. Também nasceu para celebrar a identidade do Estado e do seu povo, uma vez que traduz a formação e o desenvolvimento de uma região, revelando duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia.

A proposta é colocar a mineração e a metalurgia em perspectiva histórica e desvendar o papel do metal na vida humana, ilustrando sua diversidade, características, processos produtivos e sua inserção no imaginário coletivo. Os metais são os elementos de maior diversidade no universo químico: entender o metal, os minerais e os seus componentes significa entender o motor fundamental, não somente da industrialização e do desenvolvimento de uma sociedade, mas também da vida. Além disso, descobrir a riqueza do nosso solo e a diversidade dos minerais é um convite a um passeio especial pelas Minas Gerais, literalmente no que se refere ao significado do nome do nosso estado.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal foi implantado e mantido pelo Grupo EBX de 2008 a 2013. A partir de dezembro de 2013, a Gerdau assume a manutenção do espaço e o Museu passa a se chamar, desde maio de 2014, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

Museografia

Com concepção museográfica de Marcello Dantas e projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal utiliza a tecnologia de forma lúdica e criativa para apresentar esse fascinante universo dos metais, dos minerais e seus componentes. Em 18 salas, estão instaladas 44 atrações sobre o tema. Onze instalações são dedicadas às principais minas do Estado. Elas ganham vida e são apresentadas por Dom Pedro II, sua esposa, a Imperatriz Teresa Cristina, o Barão de Eschewege, Xica da Silva e outros personagens históricos e fictícios.

A Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

A Empresa possui forte presença em Minas Gerais, onde estão relevantes investimentos, como a implantação da linha de aços planos e as atividades de mineração. Dessa forma, a Gerdau busca contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável do estado, por meio de iniciativas e projetos voltados à educação, mobilização solidária, gestão em qualidade e preservação do patrimônio histórico-cultural. O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, mantido pela Empresa, é um exemplo disso: aberto ao público, o equipamento cultural proporciona aos visitantes uma viagem ao universo do metal e dos minerais, que demonstram também toda a riqueza abrigada em nosso estado. E, por meio do Espaço Gerdau, aborda ainda os conceitos e interatividades sobre os três pilares da sustentabilidade, tema tão relevante para a nossa sociedade.

Seu evento no Museu

Você sabia que é possível fazer seu evento no Museu? O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal possui vários ambientes para a realização de eventos culturais, científicos e institucionais. O edifício, fundado na mesma data da capital de Minas Gerais, em 1897, possui ambientes restaurados com pinturas parietais e colunas da época revelados. Devido às necessidades de ocupação, novos ambientes contemporâneos foram acrescentados, harmonizando os diferentes estilos e garantindo acessibilidade universal. Conheça nossos espaços e entre em contato conosco!

Saiba mais
Fale Conosco